Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo prorroga uso da Força Nacional nas fronteiras por seis meses

    A autorização consta em uma portaria publicada nesta sexta-feira (15), em edição extra do Diário Oficial da União

    Força Nacional de Segurança Pública vai atuar no combate ao novo coronavírus
    Força Nacional de Segurança Pública vai atuar no combate ao novo coronavírus Foto: Reprodução/ Ministério da Justiça

    Rudá Moreira 

    Da CNN, em Brasília

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à Polícia Federal, nas atividades de prevenção e repressão aos delitos nas fronteiras nacionais. 

    A autorização consta em uma portaria publicada nesta sexta-feira (15), em edição extra do Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a atuação dos agentes da Força Nacional se dará “em caráter episódico e planejado”. A prorrogação vale por 180 dias, de 14 de maio até 9 de novembro de 2020.

    O contingente será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O prazo poderá ser prorrogado novamente, no futuro. Mas, se não for solicitado até o término da vigência da portaria publicada nesta sexta, o efetivo será retirado imediatamente após o vencimento.

    O ministério enviou à CNN a seguinte nota sobre a decisão:

    “A portaria Nº 254, publicada em 14/05/2020 no Diário oficial da União, prorroga o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio à Polícia Federal, em operações de fronteira  já existentes, algumas há dois, três anos. Atuam também no Programa de Segurança das Fronteiras e Divisas, o VIGIA. Por ter o caráter de operação de fronteira, essas equipes da Força Nacional já atuavam nas ações de combate à pandemia, e continuarão atuando nas ações de fechamento parcial das fronteiras. Os policiais atuam em apoio à Polícia Federal, Exército Brasileiro e forças locais.”