Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo Lula não considera retomar o horário de verão no Brasil

    Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, explicou que a medida só acontecerá se houver necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico

    Segundo Alexandre Silveira, o país está no melhor momento dos últimos 10 anos nos reservatórios
    Segundo Alexandre Silveira, o país está no melhor momento dos últimos 10 anos nos reservatórios Jonathan Borba/Unsplash

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta quarta-feira (27), que o horário de verão só será restabelecido no Brasil caso existam evidências de que há necessidade de suprimento do setor elétrico.

    “O horário de verão só acontecerá, é evidente, se tiver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não tem sinais nenhum nesse sentido”, explicou Silveira.

    Segundo o ministro, o país está “no melhor momento dos últimos 10 anos nos reservatórios”. Silveira, porém, diz que, como o setor elétrico é “extremamente sensível”  e depende “não somente, mas também, do índice pluviométrico”.

    Após ganhar a eleição de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma enquete no X (antigo Twitter) questionando os seguidores se eles são favoráveis ou não ao retorno da medida.

    Com mais de 2 milhões de votos, o “sim” ganhou com 66,2%.

    Instaurado na década de 1930 pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o horário de verão foi extinto no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

    Durante a campanha, Lula não citou se o retorno do horário era uma proposta ou não.

    Veja também: Bares e restaurantes pedem volta do horário de verão