Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo envia medicamentos a terras indígenas; comunidades relatam ataques

    Missão será dividida em três fases e vai até 16 de agosto

    Da CNN

    Os ministérios da Saúde e da Defesa anunciaram o envio de 2,8 toneladas de medicamentos, testes rápidos de diagnóstico da Covid-19 e equipamentos de proteção individual (EPIs) para terras indígenas Xavante no Mato Grosso.

    A medida ocorre em meio a denúncias da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) de que essas comunidades têm sido atacadas, intimidadas e têm recebido “tratamento desastroso, humilhante e constrangedor” por parte de integrantes do governo federal durante a pandemia. 

    Na última dia 22, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu designar a conselheira Maria Thereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça, e um observador do gabinete dele para acompanhar as reuniões entre líderes indígenas e integrantes do governo federal sobre como conter a pandemia da Covid-19 nas aldeias.

    No dia 8 de julho, Barroso havia determinado que o governo federal adotasse uma série de medidas para conter o contágio e as mortes por Covid-19 que avançam entre a população indígena.

    A primeira reunião da Sala de Situação ocorreu no último dia 17. No entanto, representantes indígenas afirmaram ao STF que a situação foi “arquitetada para atacá-los, incluindo acusações dirigidas a eles com palavras de baixo calão e se sentiram como alvo de tentativas intimidatórias.”

    Medicamentos e testes

    Segundo o governo federal, a ação de envio de recursos, que começou nessa segunda-feira (27), será dividida em três fases e vai até 16 de agosto. A primeira etapa segue até domingo (2) e atenderá às aldeias dos polos-base São Marcos e Campinápolis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante.

    O Dsei Xavante tem uma população de 21,4 mil índios que vivem em 317 aldeias, em uma área de 68,4 mil km². São 32 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 6 polos-base e 2 Casas de Saúde Indígena (Casai).

    Assista e leia também: 

             Barroso designa CNJ para acompanhar conversas entre governo e indígenas

    A pandemia de Covid-19 avança sobre os povos indígenas brasileiros

    Segundo o Ministério da Saúde, o atendimento médico precoce evita o encaminhamento de pacientes para a rede hospitalar municipal. De acordo com a pasta, os indígenas devem receber tratamento para os sintomas leves do novo coronavírus, orientação sobre cuidados a serem seguidos e uso de EPIs para enfrentar a pandemia.

    (Com informações da Agência Brasil e de Gabriela Coelho, da CNN)

    Tópicos