Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo do Rio envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul

    Além de militares especializados em resgates em áreas de risco, a força-tarefa conta com duas aeronaves que operam por instrumentos, inclusive no período noturno

    Cleber Rodriguesda CNN

    O governo do Rio de Janeiro enviou nesta sexta-feira (3) ao Rio Grande do Sul uma força-tarefa para ajudar nas buscas aos desaparecidos após as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho.

    Uma primeira equipe do Corpo de Bombeiros Militar chegou à capital gaúcha durante madrugada. Ela é composta por 2 pilotos e 10 tripulantes. Os militares viajaram a bordo do helicóptero AW169, um bimotor da corporação capaz de operar por instrumentos, inclusive no período noturno, e que será empenhado nas operações de salvamentos nas regiões afetadas.

    A força-tarefa do Rio de Janeiro contará com outros 40 bombeiros militares, que embarcam nesta sexta-feira em uma segunda aeronave da corporação. A delegação inclui especialistas em salvamento em desastres, atuação em estruturas colapsadas e resgate de vítimas que estão ilhadas em cenários de alagamento e inundação.

    O apoio à operação foi oferecido pelo governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, que aceitou a ajuda logística e a expertise da corporação fluminense.

    “Estamos prontos para colaborar com o que for necessário para amenizar a situação difícil pela qual passam os gaúchos. Acreditamos que a experiência adquirida dos nossos bombeiros e agentes em grandes eventos de desastres como as tragédias do rompimento da barragem mineira de Brumadinho em 2019; Bahia em 2021; e de Petrópolis em 2022, podem fazer a diferença. Quero expressar minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul”, ressaltou o governador.

    Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a ajuda neste momento em que as pessoas precisam de socorro imediato é fundamental.

    “Nossos bombeiros, equipamentos e materiais enviados vão ajudar a intensificar os trabalhos nas regiões atingidas pelos temporais. Primeiro vem o socorro e, depois, as ações para a volta à normalidade o mais breve possível”, afirmou o comandante.