Governo de SP realizará fiscalizações mais rígidas no litoral durante o feriado
Prefeituras solicitaram reforço estadual para conter aglomerações por conta do coronavírus
Após prefeitos do litoral de São Paulo pedirem reforços para fiscalizar as praias no feriado da próxima segunda-feira, 7 de setembro, o governo estadual anunciou fiscalizações mais rígidas na região para conter aglomeração nas praias e estabelecimentos.
A gestão de João Doria (PSDB) anunciou apoio em três frentes. A Secretaria de Transporte e Logística vai orientar os motoristas nas estradas estaduais e cerca de 200 profissionais da Vigilância Sanitária vão instruir turistas e estabelecimentos. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública colocará a Polícia Militar e Polícia Rodoviária à disposição das guardas municipais.
Com 54% dos leitos de UTI ocupados e pequena melhora nos índices da Covid-19, nove cidades da baixada santista temem uma segunda onda com o feriado prolongado.
Leia também:
Taxa de contaminação da Covid-19 no Brasil ainda requer cuidados em reuniões
Distanciamento de 1 ou 2 metros pode não bastar para evitar contágio da Covid-19
À CNN, Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), explicou a solicitação feita ao governo estadual. Ele também comentou os registros de aglomerações na Baixada Santista no último fim de semana.
“O que nós pleiteamos, de forma objetiva ao governo estadual, é que tenha uma campanha de instrução, orientação e até controle no acesso (…). Nossa preocupação é muito grande com esse feriado prolongado. O que presenciamos nesse último fim de semana nas praias do litoral foram cenas lamentáveis, de pessoas que acabam entendendo que a pandemia acabou”, pontuou.
De acordo com Condesb, ninguém será impedido de entrar, mesmo quando os turistas forem parados nas barreiras sanitárias. Além disso, o visitante receberá orientações. O mesmo será feito no litoral norte do estado.
(Edição: André Rigue)