Governo autoriza antecipação de benefícios para moradores do Amapá
O governo autorizou nesta quarta-feira (25) a antecipação do pagamento de benefícios previdenciários para a população do Amapá, afetada por um apagão que durou mais de 15 dias. A medida, antecipada pela CNN no último dia 18, surgiu como uma alternativa à prorrogação do auxílio-emergencial aos moradores do estado.
De acordo com portaria conjunta dos ministérios da Economia e da Cidadania, serão duas modalidades de antecipação a serem realizadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): o pagamento do benefício de prestação continuada previdenciária (BPC) a partir de dezembro e enquanto perdurar a situação de calamidade no Estado. Este auxílio é pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Segundo o governo, a medida deve beneficiar mais de 65 mil pessoas, ao custo de R$ 78,5 milhões por mês.
Leia também:
‘Poderia ter sido evitado’, diz engenheiro eletricista sobre apagão no Amapá
Com apagão, distribuidora de energia do Amapá vive ‘situação financeira caótica’
Também no âmbito do INSS, será antecipado o pagamento do valor de uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que os amapaenses tiverem direito. Nessa modalidade, o valor será descontado em até 36 parcelas. A medida pode beneficiar mais de 62 mil pessoas, ao custo de R$ 75,5 milhões por mês.
Segundo a CNN apurou, há expectativa de que novas medidas compensatórias para o Amapá sejam anunciadas pelo Ministério da Economia.