Governador do RS prevê piora da pandemia de Covid-19 nos próximos 15 dias
Eduardo Leite (PSDB) avaliou o cenário do estado
Em entrevista à CNN na manhã desta sexta-feira (3) Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, disse que prevê uma piora da pandemia do novo coronavírus no estado nos próximos 15 dias. O político disse que as internações na grande Porto Alegre “mais que triplicaram”, de acordo com os dados mais recentes.
“É importante nós resssaltarmos que o estado tem uma situação substancialmente melhor do que outros estados brasileiros. Nossos indicadores de casos e óbitos são muito menores. O ponto específico que nos deixa preocupados é que, justamente no mês de junho, por exemplo, a região metropolitana de Porto Alegre apresentou uma escalada no número de internações, levando ao triplo de internações”, disse.
Apesar do ‘dedo no pulso’ – expressão utilizada pelo político para se referir ao monitoramento constante da evolução do vírus no estado –, o governador admite que há dificuldades que deverão ser enfrentadas nos próximos dias, caso não haja um controle.
“Nós sempre tivemos o ‘dedo no pulso’ para monitorar a evolução da doença no estado. Os dados nos deram suporte para todas as medidas que tomamos. (…) Portanto, nós estamos mais do que dobrando o número de leitos no Rio Grande do Sul. Se esta velocidade não diminuir, nós vamos ter dificuldade na oferta de atendimento para a população, apesar da ampliação [ dos leitos]”, alertou.
Lava Jato
Leite também avaliou os desdobramentos da operação Lava Jato, que denunciou nesta sexta-feira (3), o senador José Serra e a filha dele, Verônica Allende Serra, por corrupção. Ambos são filiados ao mesmo partido, o PSDB.
Na visão dele, Serra tem uma “história importante na política brasileira”, entretanto, deve dar explicações necessárias à investigação deflagrada.
“Serra tem uma história importante e bonita na política brasileira. No entanto, nem por isso deve deixar de trazer esclarecimentos e sofrer as investigações que se julguem necessárias. O senador terá que dar as suas explicações tanto para a Justiça, quanto ao partido.”, concluiu Leite.