Frio polar chega ao Sul do Brasil e temperaturas despencam abaixo de 10ºC
Áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina acima de 1000 metros de altitude têm possibilidade de geada
Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Sul brasileiro e deve provocar temperaturas abaixo dos 10ºC nesta terça-feira (8).
De acordo com a Climatempo, a frente fria, além da queda da temperatura, diminui a umidade do ar.
“O sol e tempo seco predominam na Região Sul e em Mato Grosso do Sul, mas ainda há chance de chuva passageira nesta terça-feira no litoral do RS, no litoral sul de SC, no leste do PR e na divisa de MS com GO e o MT”, apontam os meteorologistas da organização.
Ainda há possibilidade de geada na serra gaúcha e catarinense em áreas acima de 1000 metros de altitude.
Enquanto isso, a frente fria, que veio na frente desta massa polar, avança pelo litoral do Rio de Janeiro e ajuda a provocar chuva no interior do Sudeste e Centro-Oeste.
A Climatempo prevê muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora, nesta terça (8), nos estados do Norte, Mato grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte de São Paulo.
O Rio de Janeiro deve se destacar entre os estados. Entre esta terça e o próximo sábado (12) podem chover entre 120mm a 170mm nas regiões fluminense de Costa Verde, Vale do Paraíba, Grande Rio, Região dos Lagos e Norte Fluminense.
Na região serrana, a situação é mais grave, com possibilidade de até mesmo 250mm de chuva acumulada.
“A Climatempo alerta para o alto risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos, principalmente nas áreas mais vulneráveis”, afirma.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”670471″ title_galeria=”Chuvas causam deslizamentos, alagamentos e mortes no estado de São Paulo”/]