Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frio intenso continua e Marinha alerta para ventos fortes e mar agitado no Sul e SE

    Cidade de Santa Catarina registrou -2,5°C nesta madrugada; Inmet emitiu alerta para risco à saúde devido às baixas temperaturas

    Ingrid Oliveirada CNN* , em São Paulo

    Nesta quarta-feira (18), a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, emitiu um alerta para ventos fortes e mar agitado nos próximos dois dias, por conta das más condições meteorológicas causadas pelo ciclone subtropical Yakecan.

    “Espera-se a ocorrência, nas próximas 48h, de ventos muito fortes e mar muito grosso nas áreas marítimas adjacentes às costas das regiões Sul e Sudeste”, escreveram.

    A recomendação para todas as plataformas, terminais, clubes marítimos, colônias de pesca, marinas, instalações de apoio marítimo e entidades da comunidade marítima em geral é de que reforcem as medidas de segurança e estejam em condições de acionar os seus respectivos planos de contingência ou de emergência.

    O ciclone Yakecan chegou à costa do Rio Grande do Sul na segunda-feira (16), e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que ele passe por Santa Catarina e Paraná, além do sul do estado de São Paulo. Os ventos podem chegar a 100km/h.

    Por isso, a Marinha alerta aos comandantes dos navios de grande porte, a realização de uma avaliação a respeito da necessidade de navegar nas áreas citadas durante o período, bem como o reforço das condições de amarração e fundeio.

    Já para embarcações de menor porte,a recomendação é que não naveguem durante o período, além de buscarem por áreas bem abrigadas e, também, reforçar as condições de amarração e fundeio.

    Rajadas de vento e baixas temperaturas

    Durante a madrugada desta quarta-feira foram registradas temperaturas mínimas no Sul do país.

    Em Bom Jardim da Serra (SC) os termômetros marcaram -2,5°C. Em São José dos Ausentes (RS), a temperatura ficou 0°C e em Cambará do Sul (RS), a mínima chegou a 1,7°C.

    O Inmet registrou na terça-feira (17) no Rio Grande do Sul, ventos de 95,76 km/h. De acordo com o órgão, as rajadas devem perder intensidade no decorrer desta quarta-feira, por conta do deslocamento do Yakecan em direção a costa de Santa Catarina.

    Contudo, o ciclone continua a impulsionar queda nas tempertaturas do país. Os avisos meteorológicos envolvem risco de chuvas intensas, ondas de frio, vendaval e baixas temperaturas.

    Confira:

    ⚠️#Avisos: Confira os avisos meteorológicos válidos para hoje (18) :

    🟠🟡Chuvas Intensas

    🟠Onda de Frio

    🟠🟡Ventos Costeiros

    🟡 Queda de Temperatura

    🟡Vendaval

    Confira os avisos em nosso portal👇https://t.co/oJkgLQT6vj pic.twitter.com/x2zh1Dp86z

    — INMET (@inmet_) May 18, 2022

    Frio e os riscos à Saúde

    Por conta do frio, o Inmet também emitiu um alerta de risco à saúde. Em um comunicado emitido na manhã desta quarta-feira, o órgão afirmou que as temperatura devem permanecer 5ºC abaixo da média pelo período de três a cinco dias.

    De acordo com a publicação, 11 estados e o Distrito Federal estão na zona de perigo.

    As áreas atingidas incluem parte de Rondônia, Mato Grosso e o DF. Todo estado Mato Grosso do Sul, bem como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Veja:

    Áreas afetadas pelo frio / Reprodução / Inmet

    A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu alerta, em especial, para crianças, idosos e pessoas doentes.

    As redomendações são para ingestão de líquidos; evitar locais totalmente fechados para evitar doenças respiratórias como gripe e Covid; agalhar-se bem, para proteção contra o vento gelado e risco de hipotermia.

     

    [cnn_galeria active=”777665″ id_galeria=”777647″ title_galeria=”Cidades do país enfrentam frio nesta quarta-feira (18)”/]

    *Com informações de Agência Brasil

    Tópicos