Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria que atinge RS avança e deve levar temporais para Santa Catarina

    Defesa Civil colocou estado em atenção a partir das 4h de quinta-feira (2); acumulados de chuva podem chegar a 200mm

    Luan Leãoda CNN*

    O estado de Santa Catarina se prepara para a chegada da frente fria vinda do Rio Grande do Sul com previsão de temporais na madrugada de quinta-feira (2). No estado gaúcho, os temporais deixaram pelo menos dez mortos e 21 desaparecidos, segundo informações do governo estadual.

    A Defesa Civil emitiu um alerta de estado de atenção para parte de Santa Catarina a partir das 4h da manhã de quinta-feira (2). O alerta é válido até às 23h59 de sexta-feira (3).

    O órgão estadual destacou o risco de temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e até possibilidade de queda de granizo. Também há o risco de moderado a alto da ocorrência associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.

    Já na madrugada de quinta-feira (2), são esperadas chuvas volumosas e intensas no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Ao longo do dia as áreas de instabilidade avançam em direção ao Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

    De acordo com a Defesa Civil, os acumulados de chuva podem variar de 150mm a 200mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Não está descartada a possibilidade de acumulados maiores do que o previsto.

    Na metade norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em algumas áreas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. A Defesa Civil ressalta que essas previsões podem sofrer alterações, a depender da posição em que a frente fria se coloque sobre o estado.

    Isso porque, na sexta-feira (3), a frente fria se posiciona sobre o estado catarinense e mantém o tempo chuvoso em todas as regiões. As chuvas podem vir acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

    Durante o sábado (4), o sistema de instabilidade ainda causa chuvas intensas no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. No entanto, a previsão é de que a frente fria retorne para o sul no final do dia, permitindo um domingo (05) de tempo firme na maior parte do estado catarinense.

    FOTOS – Estragos das chuvas no RS

    Recomendações

    A Defesa Civil orienta a população que evite atravessar áreas alagadas e pontilhões submersos. Durante os temporais, a recomendação é de que não seja praticada nenhuma atividade ao ar livre, priorizando locais seguros para abrigo.

    “Considerando os últimos eventos, com volumes significativos de chuva, recomendamos à população que mantenha-se informada pelos canais oficiais da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil ou busque essas informações com as estruturas de Defesa Civil do seu município”, orientou o diretor de Gestão de Desastres, Coronel Laureano.

    *Sob supervisão de André Rigue

    Tópicos