Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil nesta quarta (10)

    Pode gear na região de Uruguaiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul; Sol e tempo seco predominam em quase todo o Nordeste

    Lucas Schroederda CNNVinícius Tadeuda CNN* , em São Paulo

    Uma grande frente fria que se organizou sobre o centro-sul do Brasil avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e a chuva poderá chegar a Brasília e na divisa de Mato Grosso com o Tocantins nesta quarta-feira (10).

    Segundo a Climatempo, pode gear na região de Uruguiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul. O centro-sul gaúcho e o norte do Paraná têm um dia frio, com sol entre muitas nuvens. Muita chuva e risco de deslizamentos e alagamentos no sul e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, na serra e no litoral norte gaúcho.

    As outras áreas da região Sul ainda ficam em atenção para pancadas de chuva, mas o sol pode aparecer.

    A grande frente fria que avança sobre o Brasil provoca muita nebulosidade e chuva em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. O sol e calor ainda predominam no nordeste de Goiás (divisa com a Bahia), no noroeste e nordeste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo.

    Dia frio e com sol no centro-oeste de Mato Grosso do Sul. No centro-oeste de São Paulo, no sul e sudoeste de Goiás, no sul, centro, oeste, sul e sudeste de Mato Grosso, sol já reaparece nesta quarta e a nebulosidade diminui no decorrer do dia.A temperatura entra em declínio com a chegada do ar polar e o dia vai esfriando. Há condições para chuva em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Quase toda a região Norte tem períodos de sol e pancadas de chuva. O Tocantins, centro, leste e norte do Pará têm sol forte. A chegada do ar polar ao Acre, Rondônia e ao sul do Amazonas provoca friagem.

    No Nordeste, o sol predomina e o tempo fica seco em quase toda a região. Pancadas de chuva ocorrem no litoral e na zona da mata entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Ciclone extratropical se forma no litoral de Santa Catarina, diz meteorologista

    Em entrevista à CNN, a meteorologista da Climatempo Maria Clarra Sassaki afirmou que um ciclone extratropical se forma próximo a Santa Catarina e tem uma intensidade significativa, avançando rápido pelo país.

    De acordo com a meteorologista, a cidade de Florianópolis registrou 100 mm de chuva nas últimas 24 horas, mais do que a média prevista. Ainda segundo Sassaki, a chuva volumosa em pouco tempo “provoca alagamentos e deslizamentos, que devem ser observados em Santa Catarina nas próximas horas”.

    “O ciclone deve provocar transtornos na costa do Nordeste no final desta semana”, disse Sassaki. A meteorologista ressaltou que as rajadas de vento podem variar entre 80 km/h e 90 km/h, podendo causar “destelhamentos de casas, quedas de árvores, além de deixar o mar agitado”.

    No Centro-Oeste, Sassaki explicou que a passagem do ciclone extratropical representa chuva acima do normal, principalmente em Mato Grosso. “Todos os estados da região seguem em alerta para chuva com granizo”.

    Veja a íntegra acima.

    *Com informações da Climatempo

    Tópicos