Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria avança pelo Sudeste e gera alerta de vendavais

    Há risco de chuva forte, raios e rajadas de vento em todos os estados da região

    Pedestres enfrentam dia de chuva na região da Avenida Paulista
    Pedestres enfrentam dia de chuva na região da Avenida Paulista Ronaldo Silva/Photopress/Estadão Conteúdo

    Da CNN

    Uma frente fria avança neste sábado (30) pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, trazendo chuva e derrubando as temperaturas na região Sudeste, de acordo com a Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de vendavais nos quatro estados do Sudeste.

    Em São Paulo, as pancadas de chuva devem ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite. Já no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva deve chegar à tarde e à noite.

    Há risco de chuva forte, raios e fortes rajadas de vento em todos os estados do Sudeste. O maior risco de temporais, com os maiores volumes de chuva, são para o litoral, norte e oeste de São Paulo.

    Inmet emitiu alerta para risco de vendavais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo / Inmet/Reprodução

    Sul

    A previsão para este sábado é de sol na maior parte do dia e temperaturas agradáveis na região Sul do país. A entrada de ar frio de origem polar, após a passagem de uma frente fria, deve refrescar os três estados.

    Algumas pancadas de chuva devem ocorrer na serra do Rio Grande do Sul, na serra, no sul, litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no centro-norte e no leste do Paraná. As precipitações devem ser fracas e não causarão transtornos para a população.

    Centro-Oeste

    As condições para chuva aumentam sobre o Centro-Oeste do Brasil no último fim de semana do ano.

    Além do ar quente e úmido que predomina sobre grande parte da região, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste e mudanças na circulação dos ventos em torno de 10 mil metros de altitude vão estimular a formação de mais nuvens carregadas no Centro-Oeste.

    Mesmo com o aumento da nebulosidade, toda a região terá períodos com sol no decorrer do dia. Mas diferente do que vinha ocorrendo nos últimos dias, as pancadas de chuva com raios neste sábado podem ocorrer a qualquer hora, várias vezes ao longo do sábado.

    Há risco de chuva forte e de ventos fortes em todos os estados e no Distrito Federal. Cuiabá, Goiânia e Campo Grande ficam entre as capitais mais quentes do país.

    Norte

    O ar quente e úmido predomina sobre a região Norte do país neste sábado. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a ocorrência de chuva no Amapá e no litoral do Pará.

    A maior parte do Norte do Brasil tem um sábado com períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

    Pancadas de chuva no leste e nordeste do Amazonas, centro-sul de Roraima, oeste do Pará e litoral e norte do Amapá.

    Nordeste

    O ar quente e seco predomina sobre o Nordeste, diminuindo a nebulosidade e as condições de chuva em grande parte da região.

    No último sábado de 2023, o sol aparece e faz muito calor em todos os estados do Nordeste. Algumas nuvens carregadas se formam no Maranhão, em quase todo o Piauí e no oeste da Bahia, provocando pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde ou à noite.

    Pode chover também no litoral e norte do Ceará. Não há previsão de chuva para o leste do Piauí e nem para as demais áreas do Nordeste.

    (Publicado por Lucas Schroeder, da CNN, em São Paulo, com informações da Climatempo)