Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Fortaleza testa sistema que ilumina pedestres na travessia com inteligência artificial

    Projeto de segurança do trânsito está sendo desenvolvido em parceria com empresa de tecnologia americana

    Projeto pretende diminuir acidentes devido à falta de visibilidade
    Projeto pretende diminuir acidentes devido à falta de visibilidade Prefeitura de Fortaleza

    Flávia Martinsda CNN

    Luzes, camêra, ação. As imagens podem parecer os bastidores da gravação de um comercial, mas são a divulgação de um projeto de segurança do trânsito de Fortaleza, capital do Ceará.

    A iniciativa, que ainda está em fase de pesquisa e testes, pretende reduzir acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação de pedestres. Como mostra o vídeo.

    Para testar a ideia, o equipamento foi instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, um local com intensa circulação de veículos em curva, o que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre.

    O projeto está sendo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema, o SecurOS Soffit.

    Como funciona?

    O sistema tem um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial ao identificar a presença humana na faixa de pedestres. Quando alguém passa, a iluminação dinâmica é ativada sobre quem está caminhando, durante toda a extensão da faixa.

    A inteligência artificial consegue identificar vários pedestres, mesmo se estiverem transitando em sentidos opostos na faixa, o que aumenta a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chama a atenção do condutor – principalmente em momentos de baixa circulação e menor iluminação, como a madrugada.

    Fortaleza foi escolhida para receber o piloto devido aos números de segurança viária na capital: 2022 foi o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.