Formação da CPI da Pandemia, fala do Fundo Russo e mais da noite de 27 de abril
Confira as notícias mais importantes da noite desta terça-feira, 27 de abril de 2021
A formação da CPI da Pandemia, a reação à rejeição do pedido de importação da Sputnik V e os desdobramentos do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, são alguns dos destaques da noite desta terça-feira, 27 de abril de 2021.
CPI formada
Membros da CPI da Pandemia decidiram que o senador Omar Aziz (PSD-AM) vai presidir a comissão, Randolfe Rodrigues (REDE-AP) será o vice e Renan Calheiros (MDB-AL) relator. Ele já apresentou 11 requerimentos, entre eles a convocação de autoridades da saúde, como o atual ministro Marcelo Queiroga e os três últimos que ocuparam a mesma pasta.
Conversas
O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não houve crime em diálogo entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o senador Jorge Kajuru e que, por isso, não vê elementos para a abertura de uma investigação com base nos áudios divulgados.
Acusação
O presidente do Fundo Russo disse que a decisão da Anvisa de negar a importação e o uso da Sputnik V no Brasil foi motivada por pressão política. O gerente-geral de medicamentos da agência, Gustavo Mendes, negou e disse que as decisões da agência são embasadas apenas na ciência.
Baixa
O ministro da Economia, Paulo Guedes, trocou o secretário especial da Fazenda. Waldery Rodrigues deixou o cargo e o nome mais cotado para a sucessão é o de Bruno Funchal, atual secretário do Tesouro Nacional.
Impeachment
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes mandou o presidente do Tribunal Especial Misto do estado do Rio de Janeiro prestar informações no prazo de 24 horas sobre o processo de impeachment do governador afastado, Wilson Witzel. A decisão acontece após a defesa dele pedir para adiar o julgamento sobre o impeachment.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em https://newsletter.cnnbrasil.com.br
(Publicado por Daniel Fernandes)