Família leva cilindro de oxigênio para paciente de Covid-19 internado em Manaus
Imagens cedidas por presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas mostram esforço para salvar paciente em estado grave
Uma família precisou usar o próprio carro para retirar um cilindro de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José Lins, no bairro da Rendeção, em Manaus (AM), para levá-lo a um paciente internado em estado grave com Covid-19 em outra unidade de saúde.
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, Sandro André encaminhou o vídeo ao analista da CNN Leandro Resende. Nas imagens, profissionais da saúde entregam o cilindro para familiares, que rapidamente o levam de carro.
Segundo André, a capital amazonense vive um “cenário de guerra” e há relatos de mortes de pacientes da Covid-19 por causa da oxigênio em Manaus.
Ainda de acordo com o enfermeiro, faltam itens como oxímetros, monitores cardiácos e respiratórios. Os profissionais de saúde, segundo Sandro André, também usam equipamentos de proteção individual (EPIs) de baixa qualidade e ele apela por doações.
Publicado por João Guimarães