Família de Mãe Bernadete contrata perito particular para revisar laudo de morte
Líder quilombola foi assassinada a tiros em 17 de agosto deste ano
A família da líder quilombola Mãe Bernadete contratou um perito particular para revisar o resultado da perícia e o laudo de morte feitos pela Polícia Civil da Bahia. A informação foi confirmada para a CNN pelo filho dela, Jurandir Pacífico.
A líder do quilombo Pitanga dos Palmares foi morta a tiros no dia 17 de agosto. Mãe Bernadete tinha 72 anos e foi assassinada dentro do quilombo, que fica na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
A família da ialorixá também informou que realizará uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira (13) para abordar as circunstâncias da morte dela.
Crime ainda não foi solucionado
No dia 18 de setembro, a Polícia Civil da Bahia prorrogou o inquérito sobre a morte de Mãe Bernadete por mais 30 dias. No entanto, o resultado final ainda não foi apresentado. A CNN procurou a corporação para pedir atualizações sobre o caso e aguarda retorno.
Três suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernadete foram presos em setembro. O responsável pela pasta, Marcelo Werner, afirmou na época que ainda era “prematuro falar sobre a motivação”.
Após o crime, a Polícia Federal na Bahia instaurou um inquérito para apurar o assassinato. A PF também investiga a morte do filho de Bernadete, Binho do Quilombo, que foi assassinado a tiros há seis anos.