Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Falha em Imperatriz dividiu país ao meio durante apagão, dizem fontes

    Tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV no Maranhão

    Daniel Rittnerda CNN

    Dois problemas diferentes derrubaram o fornecimento de energia no Norte/Nordeste e no Sudeste/Centro-Oeste na manhã desta terça-feira (15), segundo técnicos do setor elétrico ouvidos reservadamente pela CNN.

    Tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV perto de Imperatriz, no Maranhão.

    Essa ocorrência dividiu, na prática, o país ao meio. Naquele momento, às 8h31, o Norte/Nordeste enviava grandes quantidades de energia para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

    No Sudeste/Centro-Oeste, que não gerava energia suficiente para atender toda a demanda, houve acionamento do ERAC — Esquema Regional de Alívio de Carga.

    Esse mecanismo, previsto nas operações do sistema elétrico, derruba automaticamente o fornecimento de energia em algumas localidades a fim de evitar estragos maiores.

    Às 8h31, o Norte/Nordeste era “exportador” de energia. No entanto, essa condição não permitiu a continuidade das operações. É preciso desligar turbinas de usinas hidrelétricas para impedir uma sobrecarga no sistema, que também derrubaria as redes.

    FOTOS – Veja imagens do apagão no Brasil