Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FAB resgata família após tempestades no Rio Grande do Sul; veja vídeo

    Na noite de terça-feira (30), o governo federal enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos no estado

    FAB resgata família após tempestades no Rio Grande do Sul
    FAB resgata família após tempestades no Rio Grande do Sul FAB

    Rafael Villarroelda CNN*

    A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou uma família ilhada pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O resgate ocorreu na noite da última terça-feira (30).

    Segundo a FAB, a família estava ilhada em uma casa com risco de desabamento, com água dentro da residência. Eles foram transportados resgatados na região de Candelária e levados até Santa Cruz.

    A força utiliza dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), que foram enviados também na noite de ontem (30) para auxiliar nos resgates.

    Pedido do governo gaúcho

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram o início da noite de ontem (30), por telefone, para tratar da ajuda do governo federal para o estado, atingido por fortes chuvas.

    A conversa aconteceu após uma postagem do governador gaúcho na rede social X, solicitando apoio para resgatar pessoas ilhadas pelas enchentes.

    Cerca de 30 minutos após a postagem, Lula disse que já pediu para equipes de ministérios para prestarem auxílio ao governo gaúcho.

    VÍDEO – Drone mostra estragos em Venâncio Aires

    Números das chuvas

    Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas.

    Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos.

    Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

    VÍDEO – Deslizamento de terra deixa desaparecidos em São Vendelino