Explosivo encontrado em trilho paralisa quatro estações de linha de trem no Rio
Esquadrão antibombas também encontrou um artefato nas imediações da estação Costa Barros
Dois artefatos explosivos foram encontrados hoje (2) pela manhã na região da estação de trem Costa Barros, do ramal Belford Roxo, na zona norte do Rio de Janeiro. Um deles, segundo a Polícia Civil, era uma granada caseira.
Os objetos foram encontrados por agentes do 41º Batalhão de Polícia Militar e funcionários da Supervia, concessionária responsável pela operação da linha.
- O primeiro estava na rua Arnaldo Murineli, próxima à estação Costa Barros.
- O outro, nos trilhos da própria estação.
O Esquadrão antibombas foi acionado para ambos os casos.
Transporte afetado
Durante o andamento das ocorrências, o ramal Belford Roxo operou temporariamente apenas nos trechos entre Central do Brasil e Mercadão de Madureira, com intervalo de 60 minutos, e entre Pavuna e Belford Roxo, com intervalo de 40 minutos, de acordo com nota da Supervia.
Após isolamento da área, os dois artefatos foram detonados pouco antes das 14h. Por volta das 14h15, a operação dos trens foi totalmente normalizada, com circulação “de ponta a ponta”, segundo o comunicado. Ninguém ficou ferido.
Outros casos
O caso se soma a uma série de ocorrências do tipo registradas no Rio de Janeiro em 2023. Na última quarta-feira (27), três pessoas ficaram feridas após um artefato explosivo ter sido arremessado contra um ônibus na Avenida Brasil.
Uma semana antes, no dia 19 de setembro, uma outra granada improvisada foi detonada pelo Esquadrão Antibombas, próximo à saída 4 da Linha Amarela do Rio.
Em nota, a Polícia Militar informou que, somente em 2023, foram apreendidas 487 granadas e 250 artefatos explosivos. Junto aos fuzis (386 apreendidos neste ano), esses itens são considerados como armamentos de guerra.
*Sob supervisão de Marcos Rosendo