Estudo de vacinação em massa do Butantan em Serrana chega a 67% do público-alvo
Próxima e última etapa deve ter início na próxima quarta-feira (10); objetivo do estudo é verificar a eficácia da Coronavac
O estudo de vacinação em massa do Instituto Butantan em Serrana, no interior de São Paulo, que avalia a eficácia da Coronavac na redução da transmissão da Covid-19, chegou a 67% do público-alvo total nesse domingo (7) e encerrou a terceira fase. A próxima e última etapa deve ter início na próxima quarta-feira, dia 10 de março.
Iniciado em 17 de fevereiro, a cidade foi dividida em quatro regiões, cada uma com uma cor correspondente e iniciando a vacinação nas seguintes datas; Grupo Verde (17 a 21 de fevereiro), Grupo Amarelo (24 a 28 de fevereiro), Grupo Cinza (3 a 7 de março) e Grupo Azul (10 a 14 de março).
Com o objetivo de imunizar 28.380 voluntários em quatro etapas, o ‘Projeto S’ vacinou um total de 19.020 pessoas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Nesta fase, definindo o grupo alvo com a cor cinza, 5.847 moradores da cidade foram vacinados, o que corresponde a 92,5% da expectativa inicial.
Na semana do dia 15, moradores da região verde poderão iniciar o recebimento da segunda dose da vacina e, portanto, estarão imunizados após o período de 21 a 30 dias da primeira dose e do início do projeto.
De acordo com o Butantan, o estudo em andamento é inédito no mundo e visa analisar o momento da pandemia em cada área da cidade em pequena escala para adoção de políticas públicas efetivas.
Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o estudo é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e com a Prefeitura da cidade de Serrana, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e avaliado pela Anvisa.