Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estado de São Paulo tem 221 mortes por dengue em 2024

    Entre os mais de 460 mil casos confirmados da doença, 562 são graves; a unidade federativa tem o maior número de mortos em todo o Brasil

    Agentes de saúde durante ação de combate à dengue na cidade de São Paulo
    Agentes de saúde durante ação de combate à dengue na cidade de São Paulo aulo Pinto/Agência Brasil - 05.mar.2023

    Julia Fariasda CNN*

    em São Paulo

    O estado de São Paulo registrou 221 mortes por dengue neste ano. É a unidade federativa com o maior número de óbitos pela doença em 2024. Os dados foram atualizados neste domingo (7) pelo painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

    O estado também registrou cerca de 465.939 casos da doença, sendo 567 graves. São Paulo ainda acumula mais de 620 mil casos prováveis, em que 155.400 estão em estágio de investigação e cerca de 400.873 já foram descartados.

    Na última quinta-feira (4), o estado havia registrado 205 mortes pela doença, o que demonstra que mais de 15 pessoas morreram por dengue em menos de uma semana. A Secretaria de Saúde aponta que mais 495 óbitos estão sob investigação.

    Os dados coletados pela pasta se referem às notificações em Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) localizados na capital e em mais de 25 municípios do estado, como: Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Franco da Rocha, Itapeva, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

    Os sintomas mais presentes entre os infectados são febre (85%), dor de cabeça (79%) e dores musculares (77%).

    Vacinação

    Ainda na última quinta-feira, cidade de São Paulo iniciou a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itaquera e Vila Jaguara.

    Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, o bairro de Itaquera foi escolhido por concentrar o maior número de casos absolutos da doença na capital e a Vila Jaguara por ter a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes.

    O público-alvo desta primeira fase de imunização são crianças entre 10 e 14 anos, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    *Sob supervisão de Júlia Vieira