Estado de São Paulo deve anunciar novas regras de flexibilização nesta quarta
Etapa de transição do Plano SP de retomada permanece até 31 de julho
O governador do estado de São Paulo, João Doria, deve anunciar nesta quarta-feira (28) novas regras de flexibilização das atividades no estado. Autoridades já apontavam que medidas restritivas poderiam ser amenizadas na região devido à queda na taxa de internações por Covid-19.
Atualmente, em todo estado paulista, o Plano SP – estratégia do estado para retomar com segurança a economia durante a pandemia do novo coronavírus – encontra-se na fase de transição, que permite o retorno gradual das atividades. Esta etapa teve início em 9 de julho e permanece até 31 de julho.
A retomada dos setores da economia começou a funcionar em 1º de junho, segundo o governo do estado de São Paulo.
O regime atual permite o funcionamento de atividades comerciais presenciais, restaurantes e similares, academias de ginástica, atividades culturais e salões de beleza entre 06h e 23h; além de atividades religiosas coletivas.
Na fase de transição, a qual o estado de São Paulo encontra-se atualmente, recomenda-se ainda a ocupação de até 60% da capacidade do estabelecimento, e o escalonamento de entrada e saída de atividades do comércio, indústria e serviços, visando diminuir a aglomeração em horários de pico nos transportes públicos.
Com o anúncio de uma nova flexibilização pelo governador João Doria, as medidas devem passar a valer a partir de 1º de agosto.
Em entrevista à CNN na última sexta-feira (23), o coordenador-executivo do Centro de Continência Contra a Covid-19 em SP, João Gabbardo, afirmou que possivelmente o estado passará por novas flexibilizações.
“Não temos nenhuma região no estado de São Paulo com mais de 75% de ocupação de leitos, isso nunca tinha acontecido, o estado como um todo hoje está com 55% de ocupação. As regiões de Bauru e Barretos, que tinham maior ocupação, melhoraram bastante. É possível que a partir de 1º de agosto o estado possa avançar nas flexibilizações, sempre de maneira gradual e segura”, afirmou.
Índice de internações por Covid-19 no estado
Nesta terça-feira (27), o governo de São Paulo divulgou que, pela primeira vez neste ano, o estado teve menos de mil novas internações pelo segundo dia consecutivo.
“Há 11.518 pessoas hospitalizadas pela doença, sendo 6.028 em Terapia Intensiva e 5.490 em enfermaria”, informou o governo.
Até esta terça-feira, a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 era de 54% no estado e de 49,6% na Grande São Paulo.
São Paulo é o estado brasileiro mais afetado pela Covid-19
Dentre os estados brasileiros, São Paulo é o que lidera em número de contaminações e mortes pela Covid-19.
Atualmente, o estado registra um total de 4.015.426 casos e 137.740 óbitos causados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.
Em uma comparação com outros países, o estado de São Paulo tem mais mortes pelo vírus do que nações como a Itália, Alemanha. Espanha, Argentina, França e o Reino Unido.