Esgoto na Baía de Guanabara ameaça tartarugas marinhas no Rio de Janeiro
Animais têm apresentado tumores principalmente nas nadadeiras
A presença de tartarugas marinhas chama atenção na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, mas não apenas pela beleza dos animais. O bando, que fica concentrado principalmente no entorno do Aeroporto Santos Dumont (RJ), próximo à área de decolagens dos aviões, tem apresentado deformidades.
Os animais têm muitos tumores, principalmente nas nadadeiras. A CNN questionou especialistas sobre a situação desses animais.
“Essas tartarugas se alimentam de algas, incrustadas nos costões rochosos artificiais, bem como nas embarcações ancoradas na Marina da Glória. A maioria apresenta tumores, principalmente associados com suas nadadeiras, fruto da contaminação por esgoto das águas da Baía de Guanabara”, explicou o biólogo Mário Moscatelli.
Segundo o biólogo Mário Moscatelli, com o passar do tempo os tumores podem aumentar e provocar até a morte dos animais.
Na medida que esses tumores crescem, não apenas nos apêndices de locomoção, mas na cabeça, isso pode dificultar o deslocamento e a alimentação dos animais. Dessa forma pode provocar a morte dos animais.
Mário Moscatelli, biólogo.
Além dos esgotos, o lixo flutuante, que muitas vezes é confundido com alimentos, também provoca a morte de muitos animais.
Na última sexta-feira (13/08) funcionários que trabalham em um shopping em próximo ao aeroporto relataram que encontraram uma tartaruga morta. De acordo com eles, um plástico foi encontrado junto ao casco do animal.