Enem anuncia prova em janeiro para quem tinha isenção e faltou em 2020
Estudantes podem se inscrever entre 14 e 26 de setembro pela página do participante do Enem e terão a gratuidade assegurada
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram isenção do pagamento da taxa de inscrição em 2020 e não compareceram às provas poderão participar da edição impressa de 2021 em 9 e 16 de janeiro de 2022.
A partir das 10h (de Brasília), desta terça-feira (14), os interessados poderão se inscrever na página do participante no site do Enem.
O prazo se encerra às 23h58 de 26 de setembro. Todos permanecerão com a gratuidade assegurada.
A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir por unanimidade que os estudantes pudessem fazer a inscrição sem justificar o motivo de falta.
“O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)”, diz o instituto em nota.
Os estudantes que já tiveram a inscrição do exame confirmada tem a prova mantida nos dias 21 e 28 de novembro.
A versão de 2021 do exame teve pouco mais de 4 milhões de inscrições, nas versões impressa e digital. Este é o menor número de registrados para a realização da prova dos últimos 13 anos.