Enem 2021: Inep divulga gabarito oficial da prova
Questão referente à Copa do Brasil do caderno de matemática foi anulada
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quarta-feira (1º), o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas estão disponíveis no site do Ministério da Educação.
O gabarito permite apenas a conferência das respostas. O Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta semana, que os resultados da prova serão divulgados apenas no dia 11 de fevereiro. Na data , os participantes poderão consultar o boletim com as notas individuais em cada prova, nas disciplinas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
A nota da redação também será publicada apenas no dia 11 de fevereiro.
Porém, com o gabarito já é possível verificar o número de respostas corretas assinaladas durante a prova.
Questão anulada
Uma questão da prova de matéria referente à Copa do Brasil, na prova de matemática foi anulada. Segundo o Inep, a situação não compromete a nota dos participantes.
Isso acontece porque o cálculo estatístico utilizado na prova do Enem “considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.”
Confira o número da questão em cada caderno:
- Caderno amarelo: questão 178
- Caderno azul: questão 138
- Caderno cinza: questão 155
- Caderno rosa: questão 157
- Caderno laranja e verde: questão 178
Números deste ano
No primeiro dia de Enem, os alunos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.
A segunda etapa do exame foi realizada neste domingo (28) e teve 70,1% de presença dos inscritos. As provas aplicadas foram de matemática e ciências da natureza.
O Enem impresso foi realizado em 11.074 locais em 1.747 municípios, com mais de 460 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de redação e supervisores.
A versão digital da prova envolveu mais de 17 mil pessoas na realização das provas. O exame nesse formato foi aplicado em 831 locais de prova em 99 municípios.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”567757″ title_galeria=”10 momentos marcantes da história do Enem”/]
Tema da redação
Sempre um debate à parte, o tema da redação de 2021 seguiu a tendência de abordar temas sociais: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
Segundo especialistas ouvidos pela CNN, o tema acabou desmobilizando as opiniões que sugeriam que o Enem seria marcado por interferências do ponto de vista político.
As especulações aumentaram depois que o presidente Jair Bolsonaro disse que, a partir deste ano, a prova começaria “a ter a cara do governo“.
Com informações de Giovanna Galvani, Isabella Faria e Anna Gabriela Costa