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    Enel reafirma não ter prazo e alega “falha” em envio de mensagens com retorno da luz “até segunda-feira”

    Diversos bairros da capital seguem apagados; pelo menos 1,4 milhão de clientes seguem sem energia

    Thiago FélixJoão Nakamurada CNN , São Paulo

    Após a forte chuva com ventania recorde na cidade de São Paulo, a Enel reafirmou neste sábado (12) que não tem prazo para restabelecer o fornecimento de energia de todos os clientes.

    Alguns paulistanos receberam por mensagem a previsão de restabelecimento apenas para segunda-feira (14), quase 72 horas depois do apagão.

    Questionada pela CNN, a Enel, no entanto, afirmou que um erro no sistema gerou mensagens para os clientes com o prazo de segunda-feira (14). “Trata-se de uma falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.

    Até o momento, pelo menos 1,4 milhão de consumidores seguem sem luz, quase 20% dos clientes da distribuidora. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai intimar a Enel a apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo.

    Veja mensagem do “alegado erro” abaixo:

    Alguns clientes estão sendo notificados que a energia voltará apenas na segunda-feira (14)
    Alguns clientes estão sendo notificados que a energia voltará apenas na segunda-feira (14) • Reprodução

    “Estamos isolados de informação já que estamos sem luz e o [SINAL] 4g está horrível. Mas a preocupação maior é a árvore. Pois ela está suspensa pelos fios apenas. Pode cair sobre alguém que possa passar embaixo a qualquer momento”, diz Fernando Rocha, engenheiro morador da Zona Sul, bairro da Vila Prel.

    Em nota, a Enel afirma que está em campo com até 2500 técnicos e está recebendo apoio de equipes de outros estados, como Ceará e do Rio de Janeiro.

    O Corpo de Bombeiros informa que recebeu, ao todo, 466 chamados para queda de árvores, em diversos bairros da Zona Oeste e Zona Sul da cidade de São Paulo.

    “A minha preocupação é com os alimentos na geladeira durante todo esse tempo”, afirma João Carlos, aposentado e morador do bairro Jardim Casa Blanca, em São Paulo.

    Ontem à noite, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes estavam sem energia. No momento, técnicos da companhia seguem trabalhando para reconstruir trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes impactados, o que representa cerca de 18% dos clientes da distribuidora.

    Morador do Planalto Paulista, bairro da capita, recebeu diversas previsões e segue sem luz
    Morador do Planalto Paulista, bairro da capita, recebeu diversas previsões e segue sem luz • Reprodução

    Segundo a Enel, os bairros mais afetados são:

    • Jardim São Luís
    • Vila Andrade
    • Jardim Vaz de Lima
    • Jardim Mariane
    • Pedreira
    • Campo Limpo
    • Jabaquara
    • Santo Amaro
    • Ipiranga
    • Pinheiros
    • Vila Andrade

    Veja vídeo de um poste pegando fogo no Jardim São Luís;

    Procon notifica

    O Procon-SP vai noticiar a distribuidora de energia, o órgão vai solicitar uma apresentação de planos detalhados para o enfrentamento de eventos climáticos severos. A empresa terá prazo de 48 horas para apresentar sua manifestação. A CNN pediu nota para a empresa sobre o caso, mas ainda não teve retorno.

    Pauta em Brasília 

    O ministério de Minas e Energia anunciou a criação de uma sala de situação e enviou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), exigindo rapidez da distribuidora Enel no restabelecimento da energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. O grupo especial será composto por membros da pasta, Enel e Aneel.

    A medida ocorre após um novo apagão que deixou 2,6 milhões de consumidores sem luz, sendo 2,1 milhões ao menos em oito bairros da grande SP em decorrência de chuvas e ventos fortes que começaram na noite desta sexta-feira (11).

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