Enel é convidada a prestar esclarecimentos sobre apagão em SP em comissões da Câmara
Requerimentos foram aprovados nas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Defesa do Consumidor; diligências e audiências públicas ainda não têm data marcada
As comissões de Desenvolvimento Urbano e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovaram, nesta quarta-feira (8), requerimentos que convidam a Enel a prestar esclarecimentos sobre o apagão no estado de São Paulo que deixou milhões de pessoas sem energia elétrica, depois das chuvas do último fim de semana.
Um dos requerimentos é de autoria do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo.
No pedido, Boulos convida integrantes da Casa Civil e da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo e pede a presença de representantes da Enel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Vídeo — São Paulo vai entrar na Justiça contra Enel após apagão
O deputado também propõe a realização de diligências nas subestações de energia danificadas e na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo.
Na comissão de Comissão de Minas e Energia, um pedido do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para a realização de audiência pública para discutir as circunstâncias do grave apagão e a responsabilização de eventuais omissões foi aprovado
A audiência pública vai discutir as circunstâncias do apagão que atingiu a capital paulista e cidades da região metropolitana.
No documento, Arnaldo Jardim solicitou que sejam convidados Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, e Nicola Cotugno, presidente da Enel Brasil, para que também sejam discutidas alternativas de prevenção e responsabilização por eventuais omissões cometidas.
As diligências e audiências públicas ainda não têm data marcada.
Procurada pela CNN, a Enel não se manifestou até a publicação desta reportagem.