Enchentes deixam pelo menos 715 desalojados no Rio de Janeiro
Elevação de nível de rios afetou moradores de dez cidades do norte e do noroeste do estado
Pelo menos dez cidades das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro sofrem com o impacto das chuvas e das cheias de rios que atravessam as localidades e deixam um saldo de pelo menos 715 desalojados. Só no fim de semana, de acordo com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 150 ocorrências.
Em cidades como Porciúncula, Natividade e Itaperuna, há imagens de intenso alagamento nas principais vias, casas parcialmente submersas e uso de tratores e maquinário pesado para reabertura de vias bloqueadas.
Segundo a Prefeitura de Porciúncula, onde o Rio Carangola apresentou 1,70m de transbordo, há no município 600 desalojados e 149 desabrigados, em um universo de 1,8 mil habitantes afetados. A cidade fica no extremo noroeste, na divisa com Minas Gerais, e tem aproximadamente 19 mil habitantes.
Na mesma região, em Itaperuna, quase 50 casas foram afetadas pelas cheias e pelas chuvas. Há na cidade 40 desalojados e 14 desabrigados, segundo a administração municipal.
Em Natividade, 82 residências foram afetadas. Cinco famílias estão em abrigo municipal, duas em aluguel temporário e há 75 desalojados.
O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, havia 400 desalojados. No entanto, órgão ainda não atualizou o balanço nesta segunda-feira (10).
De acordo com o governo do estado, as chuvas provocaram bloqueios em pelo menos pelo menos cinco pontos de estradas fluminenses, principalmente na Região Serrana. Em parte da RJ-146, no trecho entre Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, o asfalto chegou a ceder.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão estadual, trabalha na desobstrução das vias e em contenções emergenciais de encostas, em parceria com os municípios envolvidos.
Segundo a Defesa Civil Estadual, houve transbordamentos em três rios com nascentes em Minas Gerais, mas que passam pelo estado: Carangola, Muriaé e Pomba, além do Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo, mas passa por Minas Gerais. A pasta segue monitorando o nível dos rios.
Minas Gerais enfrenta há dias fortes chuvas que tem provocado desabamentos, alagamentos e outros estragos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as chuvas prossigam nesta segunda-feira (10).
As cidades afetadas pelas cheias são Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua, todas no Norte e no Noroeste.
Fotos – Chuvas causam estragos em cidades do Rio de Janeiro
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”650091″ title_galeria=”Chuvas causam estragos em cidades do Rio de Janeiro”/]