Em visita a favela em SP, Barroso elogia Bolsa Família e reforça importância de autonomia das comunidades
Ministro disse que programa "foi decisivo para tirar as pessoas da pobreza, mas é preciso que as pessoas se libertem do benefício e passem a ter um voo próprio"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, visitou, na tarde desta nesta segunda-feira (6), a Favela dos Sonhos, antes chamada de Boca do Sapo, localizada em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.
O local foi uma das comunidades escolhidas para a implantação do projeto piloto do Favela 3D, programa desenvolvido pela ONG Gerando Falcões e que tem o objetivo de erradicar a pobreza do país.
Em conversa com a imprensa, o ministro falou sobre a importância de emancipar essas comunidades. “O Bolsa Família foi decisivo para tirar as pessoas da pobreza, mas é preciso que as pessoas se libertem do benefício e passem a ter um voo próprio”, disse.
O ministro também falou que a visita tem como objetivo dar visibilidade e atrair a preocupação da sociedade. “A gente tem que se aproximar dos espaços que enfrentam dificuldade. As pessoas são vítimas da pobreza. O Estado e a sociedade têm um dever ético de participar do projeto de elevação social e emancipação das pessoas”, afirmou.
Para Eduardo Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, a visita do ministro é de uma importância histórica para as favelas. “O que a gente construiu na Favela dos Sonhos por anos foi um projeto de emancipação social, envolvendo muita inovação, tecnologia, acertos e erros. Estamos feliz com a escuta dele e com o Brasil que a gente pode construir”, afirmou.