El Niño deve virar Super El Niño e intensificar efeitos no clima no fim do ano, alerta professor à CNN
P rofessor da USP diz onda de calor e chuvas que atingem o Sul são apenas prenúncio do que se verá na primavera
O professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Côrtes afirmou nesta quarta-feira (20), em entrevista à CNN, que o El Niño deve se intensificar, virar um Super El Niño até o fim do ano e acentuar os eventos climáticos.
Segundo Côrtes, o El Niño tem se comportado normalmente até agora, apesar das fortes chuvas que atingiram o Sul do país e a onda de calor sufocante que atua sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. O que acontece, segundo o professor, é que os efeitos do fenômeno estão mais intensos e tendem a ficar mais fortes ainda nos próximos meses.
“Há essa tendência de aumento das chuvas na região Sul, podendo atingir São Paulo e Rio de Janeiro com chuvas mais irregulares, e também um aumento significativo da temperatura. O que estamos presenciando ao longo das últimas semanas é um prenúncio do que pode acontecer com maior intensidade daqui até o início de 2024”, afirmou.
Côrtes disse ainda que fenômenos como os que ocorreram no Brasil neste inverno, a onda de calor que atingiu a Europa, além das enchentes que assolaram a Líbia e a Itália não são situações isoladas que podem ocorrer eventualmente.
“Nós temos uma coleção de exemplos que mostram que o clima já não se comporta como se comportava anteriormente”, declarou alertando para as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global.
Vídeo: Onda de calor pode fazer temperatura bater novos recordes no Brasil
Veja os impactos das mudanças climáticas
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2376758″ title_galeria=”Impactos das mudanças climáticas”/]
Entrevista produzida por Carol Raciunas