“Educação não foi priorizada na pandemia”, diz especialista sobre Ideb 2021
Dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta sexta-feira (16) mostram prejuízos em todas as etapas da educação básica
Dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta sexta-feira (16) mostram prejuízos em todas as etapas da educação básica, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.
Em entrevista à CNN, a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, falou sobre os impactos da pandemia no sistema educacional brasileiro.
“A educação não foi priorizada na pandemia, essa é a verdade, a gente não pode esconder essa situação”, disse.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da educação brasileira, aponta que a alfabetização é a mais impactada pela pandemia no país.
Em comparação ao período anterior à Covid-19, a maior queda de desempenho aconteceu com alunos do 2º ano do ensino fundamental — em período de alfabetização — na disciplina de língua portuguesa.
“As escolas ficaram um tempo demasiado fechadas, o Brasil acabou priorizando a reabertura de outros setores muito antes que as escolas, essa escolha cobrou um preço, e cobrou um preço muito maior às crianças em situação de menor vulnerabilidade”, acrescentou Priscila Cruz.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo acima.