Economia brasileira tem onda de revisões; dado de inflação nos EUA é foco do dia
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
Segue ocorrendo uma onda de revisões para a economia brasileira. O último Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central (BC), mostrou que as previsões para a taxa de inflação e para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estão melhores tanto para este ano, quanto para o próximo.
O movimento para ambos os anos, porém, se dá com intensidades de desempenho muito diferentes.
Vale lembrar que 2022 começou com previsão de chuvas e trovoadas para a economia, mas o governo federal ligou uma espécie de grande ventilador para afastar o mau tempo com uma série de medidas de estímulo — de redução de impostos a adiantamento do FGTS e 13.º salário. A queda global nos preços das commodities e uma certa normalização das cadeias de suprimento se somaram à forte recuperação do setor de serviços com a retomada pós-pandemia, o que também colaborou para abrir o céu deste ano.
A previsão para 2023, porém, é de frente fria. O BC já declarou a intenção de manter a taxa de juros em patamares elevados para assistir a uma queda estrutural da inflação, à medida que a deflação vista nos últimos meses tem mais a ver com redução de impostos do que com uma melhora da atividade econômica.
A expectativa é que o ano que vem também traga muita incerteza para os gastos públicos, e não se sabe qual é a disposição — e a estratégia fiscal — do novo governo para manter a máquina que afasta as turbulências girando.
O cenário internacional coroa o pessimismo. O dado mais importante do dia é a inflação ao consumidor dos Estados Unidos, que, segundo especialistas, pode indicar que a elevação no custo de vida da maior economia do mundo pode ter atingido um pico. Se isso se provar verdadeiro, é presumível que uma série de novas revisões pode estar no horizonte.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
*Publicado por Tamara Nassif