É uma região de construções irregulares, diz especialista sobre Rio das Pedras
Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de riscos, falou sobre a comunidade Rio das Pedras, onde um prédio de quatro andares desabou
Em entrevista à CNN na manhã desta quinta-feira (3), Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de riscos, falou sobre a comunidade Rio das Pedras, na zona Oeste do Rio de Janeiro, onde um prédio de quatro andares desabou durante a madrugada. Segundo ele, a região é conhecida pelo seu crescimento desordenado e construções irregulares.
“Quando tem um desmoronamento, ele perturba também as edificações que estão ao seu redor, interrompe linhas de transmissão de energia, água e esgoto, podendo afetar estruturalmente os prédios ao lado, especialmente se eles não tiverem sido construídos dentro das boas normas de engenharia”, explicou Portela.
“Nossa recomendação é que as pessoas que estão nessa área saiam o mais rápido possível. Existe ali uma luta para uma tentativa de resgate de pessoas que possam estar ainda embaixo dos escombros e os bombeiros precisam ter espaço para fazer esse trabalho com tranquilidade.”
O especialista também esclareceu os motivos da região ser ocupada irregularmente. “O bairro da Barra da Tijuca é totalmente contornado por lagoas e pelo próprio mar, criando pontes e restrições para o deslocamento das pessoas. E nessa região há uma suspeita de construção desordenada porque é uma região ocupada irregularmente ao longo de anos, envolvendo questões de milícias e de problemas urbanos. É uma região com uma certa precariedade, de difícil construção, então, não é um produto interessante para quem quer vender imóveis”, falou.
Segundo o especialista, quem quer vender um imóvel irregularmente procura justamente regiões como a comunidade.
“É uma região ocupada pela população que não tem condições de adquirir o imóvel e acabam sendo feitas construções aquém daquilo que é necessário tecnicamente para manter a segurança do local. Isso confunde o leigo e ele passa a ter uma sensação falsa de segurança. A solução para esse tipo de problema é de um plano melhor para servir a população com um mínimo de condições.”
O incidente
Um prédio de quatro andares desabou na Zona Oeste do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (3). O incidente aconteceu na comunidade Rio das Pedras.
Uma mulher foi localizada nos escombros e conversava com os bombeiros no início da manhã. Ela foi resgatada por volta das 9h20 e teria informado que um homem e uma criança também estariam sob os escombros.
Além disso, ao menos três pacientes deram entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, com ferimentos leves.
(*com informações de Leonardo Guimarães, da CNN em São Paulo)