É nosso dever conscientizar alunos contra LGBTfobia, diz idealizador de projeto
À CNN Rádio, o professor Fábio de Lima explicou como funciona projeto que já acontece desde 2013 em escola estadual de São Paulo
Desde 2013, está em andamento um projeto de conscientização contra a LGBTfobia na escola estadual Professor Joaquim Luiz de Brito, na zona oeste de São Paulo.
Idealizado pelo professor Fábio de Lima, a iniciativa tem a intenção de informar os alunos, e a comunidade como um todo, sobre a importância do debate sobre diversidade sexual e de gênero.
“É nosso dever como ser humano fazer algo em prol da sociedade, nós, como educadores, temos o campo fértil para conscientizar os alunos a importância dos valores humanos”, afirmou Fábio, em entrevista à CNN Rádio, no CNN No Plural+.
Segundo ele, “essa preocupação com o convívio social e escolar deve primar pelo respeito acima de tudo.”
O projeto incentiva o trabalho em equipe: “Os alunos passam pelo processo de execução, confeccionando a decoração que será colocada na escola, em equipes de recepção, sala de cinema, divulgação.”
Para o professor, as ações causam um efeito muito grande entre os alunos, diminuindo a homofobia e a dificuldade de aceitação.
“Ao longo desses anos, a iniciativa tem produzido frutos positivos para a escola, muita coisa tem mudado de forma positiva para os alunos, eles se sentem seguros no ambiente escolar”, disse.
Em 2017, o projeto “Brito Sem LGBTFOBIA” venceu a Categoria Educação do décimo sétimo Prêmio Parada LGBT+.