Dono de pitbull envolvido em ataques em Salvador é morto durante operação da Polícia
O homem era apontado como uma das lideranças da organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios, em 15 bairros da capital baiana; 20 pessoas já foram alcançadas
Uma operação da Polícia Civil da Bahia acontece nesta quarta-feira (22) em 15 bairros de Salvador para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de integrantes de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas e homicídios.
Augusto César dos Santos Barbosa, conhecido como China, foi localizado em um imóvel na Barra, bairro nobre da capital e resistiu à prisão. Ele era apontado como uma das lideranças da organização e acabou morrendo em confronto com os policiais. China era tutor do pitbull que atacou cães na orla.
As investigações apontam que o traficante usava o animal para amedrontar moradores e comerciantes do bairro. Ele responde a quatro homicídios, sendo três como mandante e um como executor.
Até o momento, 20 suspeitos foram presos durante a Operação Hégira, deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).
Ainda segundo a Polícia Civil, dos 20 mandados judiciais, sete foram cumpridos no sistema prisional. Dos 13 criminosos localizados em diferentes bairros da capital baiana, cinco eram monitorados por tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações da polícia, o grupo também atuava em crimes contra o patrimônio, praticados na orla de Salvador e alguns deles durante o Carnaval 2024. As vítimas eram turistas ou moradores de bairros nobres.
Outros integrantes da organização criminosa, liderada por internos do sistema penitenciário e que fazem parte de um grupo de São Paulo, seguem sendo procurados. Além dos mandados de prisão, a Justiça também decretou o bloqueio de contas bancárias e congelamento de ativos financeiros dos investigados.