Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Descida do Rio Acre causa deslizamento e destrói casas e carros em Rio Branco

    65 pessoas foram afetadas e 16 removidas do local pela Defesa Civil do município. A área classificada como "alto risco" foi isolada e ninguém ficou ferido

    Guilherme Gamada CNN

    Devido à descida do Rio Acre, em Rio Branco (AC), duas residências e uma oficina mecânica desabaram no bairro Cidade Nova, nesta quinta-feira (14). Veículos foram arrastados com o desabamento do solo nas proximidades do rio e 65 pessoas foram afetadas e 16 removidas, segundo a Defesa Civil do Rio Branco.

    No município, 75 mil pessoas foram afetadas pela cheia do Rio Acre. Dessas, 52 mil na Zona Urbana e 23 mil na Zona Rural. Cerca de 4.200 pessoas estão em abrigos e 15 mil fora de casa, segundo o órgão.

    Nesta manhã, a medição do nível do rio registrou 9,64 metros — quase metade do nível de 6 de março, quando as águas alcançaram a segunda maior cota histórica, com 17,89 metros, desde 1971. Desde que atingiu o novo recorde, as águas começaram a descer em ritmo acelerado.

    A área da ocorrência, classificada como de alto risco, já estaca sendo monitorada por risco geológico e falta de sustentação do solo — situação que se agravou com a descida das águas dos rios.

    A região foi isolada e famílias foram removidas pelo órgão, que faz vistorias no local, conforme o Coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, em entrevista à CNN. Os agentes entraram nas residências nos locais de risco para retirar móveis e eletrodomésticos dos moradores.

    Ao menos quatro famílias receberam indicativo de remoção, nas proximidades com risco moderado. O Corpo de Bombeiros foram acionados e atuam no local para prestar assistência às famílias.