Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Depois do Ministério da Saúde, hackers atacam site da Câmara do Rio

    Legislativo carioca confirma ataque, mas afirma que o conteúdo do portal não foi afetado

    Bruna Carvalhoda CNN , no Rio de Janeiro

    Após o Ministério da Saúde ter recebido ataques virtuais ao sistema do ConecteSUS, plataforma utilizada pelos brasileiros para comprovar vacinação contra a Covid-19, no fim de semana, nesta segunda-feira (13) o site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi invadido por hackers.

    O problema foi constatado por funcionários do legislativo carioca nas primeiras horas da manhã.

    Com o ataque, a página inicial do site oficial foi alterada. Os hackers mantiveram a logo da instituição, mas riscaram o nome “Câmara Municipal” e o substituíram pela palavra inglesa “Hacked”, usada para sinalizar que a página fora atacada.

    Na mensagem, eles escreveram a frase “Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos”.

    A Câmara Municipal confirmou ter recebido o ataque e, por meio de nota, comentou o caso.

    “O site da Câmara Municipal do Rio foi alvo de um ataque hacker que afetou a página inicial do portal da casa. Não foram afetados conteúdos internos nem sistemas do legislativo. A Diretoria de Tecnologia de Informação da casa já está trabalhando para restabelecer o portal e sanar eventuais vulnerabilidades”, disse o posicionamento.

    No domingo (12), após o ataque ao ConecteSUS, o Ministério da Saúde informou que conseguiu recuperar os dados de vacinação contra a Covid-19 de todos os cidadãos brasileiros e afirmou que nenhuma informação foi perdida com o ataque.

    Ainda em nota, o ministério afirmou que: “no momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”.

    Tópicos