Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesas Civis de MG, MS, PR e SP dão início a Operação Integrada Interestadual de combate à Dengue nesta terça

    Governos se unem em Dia D e promovem ações em municípios que fazem divisa entre os estados

    Agente da vigilância em saúde em combate ao mosquito transmissor da dengue
    Agente da vigilância em saúde em combate ao mosquito transmissor da dengue Fernando Frazão/Agência Brasil

    Catarina Nestlehnerda CNN*

    As Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo vão unir forças nesta terça-feira (20) para promover ações conjuntas de prevenção à dengue e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

    Em nota, a Defesa Civil de SP afirmou que o chamado “Dia D Todos Contra a Dengue” ocorrerá nos municípios que fazem limite geográfico entre estes estados, e marca o início de ações que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana.

    O órgão ainda afirmou que mesmo que ações de combate à doença já estejam sendo realizadas em cada estado, as cidades fronteiriças precisam de ações integradas, principalmente com medidas de prevenção e orientação à população.

    Além da intensificação das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos e nebulização nos bairros, os agentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, juntamente com secretarias da saúde e órgãos competentes realizarão, simultaneamente, a partir das 8h ações como:

    • Mutirão de limpeza
    • Eliminação de criadouros
    • Campanha conscientização
    • Nebulização/fumacê
    • Conscientização escolas e órgão públicos estaduais
    • Aplicação larvicida nas galerias fluviais
    • Decretos de situação de emergência para obtenção recursos federais
    • Quando cabível, trabalho junto a Igrejas, templos e outras associações
    • Levantamento de dados para relatórios de acompanhamento, situação atual e pós ações

    O Coordenador da Defesa Civil do Estado do Paraná destacou a importância da ação conjunta da operação. “Este é o momento de unirmos esforços para apoiar as Secretarias de Saúde no combate à dengue e mostrarmos a força e capacidade técnica e operativa das Defesa Civis”, afirmou coordenador Coronel Fernando.

    Em Minas, a operação ocorrerá em todo Estado, através da atuação regionalizada dos agentes. “Investir na autoproteção e na formação de uma cultura de resiliência é o melhor caminho para a defesa da vida e para cumprir a missão da defesa civil de proteger as pessoas”, ressaltou o Coronel Frederico, Coordenador de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

    No Mato Grosso do Sul, as ações foram definidas em conjunto com os municípios das divisas e terão como foco principal a orientação à população.

    O país já soma mais de 100 mortes pela doença e 650 casos prováveis em 2024.