Defesa Civil vistoria cratera no interior de SP e avalia necessidade de desapropriações
Prefeitura pediu a desapropriação do terreno onde o buraco surgiu; laudo irá mostrar se é preciso esvaziar imóveis vizinhos
Equipes da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) realizaram nesta quarta-feira (24) uma vistoria na cratera com quase 300 metros de comprimento que surgiu na cidade de Lupércio, a cerca de 415 km da capital paulista.
Está sendo feito um levantamento para verificar a necessidade de a prefeitura desapropriar imóveis no entorno da cratera, que vem aumentando de tamanho e causando preocupação na população.
Veja vídeo da vistoria:
De acordo com a prefeitura, a erosão tem 15 metros de profundidade e 25 metros de largura, tendo surgido em 2007. Mesmo sendo um problema há quase 17 anos, a CNN apurou que a prefeitura notificou o estado apenas em fevereiro de 2024, quando a erosão voltou a se expandir.
Chamado tecnicamente de voçoroca, a cratera está localizada em uma propriedade privada na área rural do município. A prefeitura diz que já solicitou a desapropriação rural do terreno, mas aguarda autorização judicial.
Por se tratar de um terreno privado, a Defesa Civil não pode fazer obras no local antes de obter a autorização judicial.
O coronel Henguel Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, destacou a urgência da regularização da área para que o governo possa iniciar as intervenções necessárias. “O governo de São Paulo se mostrou favorável a ações coordenadas pela Defesa Civil desde que haja segurança jurídica para atuar”, diz o órgão.
* Sob supervisão