Defesa Civil e Exército atuam em resgate de moradores isolados após chuva em Ubatuba (SP)
Comunidade do bairro de Folhas Secas ficou isolada após a queda de uma ponte; seis pessoas não conseguiram retornar para suas casas
O Governo do Estado de São Paulo enviou, na manhã deste sábado (9), ajuda humanitária ao município de Ubatuba em resposta aos estragos causados pelos temporais que castigaram a região. A cidade do litoral norte do estado decretou situação de emergência nesta sexta-feira (8).
Segundo a Defesa Civil do Estado, as equipes estão atuando em duas frentes. Uma equipe ficará responsável por coordenar o embarque dos suprimentos no aeroporto no helicóptero águia e o desembarque dentro da comunidade Folhas Secas.
Outra equipe estará na ponte que foi destruída, coordenando as ações juntamente com o Exército para instalação da passagem provisória no local. A medida irá permitir o deslocamento da população que ficou isolada no bairro depois do temporal. Seis famílias também foram impedidas de retornas a suas casas.
Mais de 25 toneladas em insumos, como alimentos, água potável e produtos de higiene e limpeza, serão destinados às pessoas afetadas pela chuva.
Nesta sexta-feira (8), equipes da Defesa Civil Estadual e do 11º Grupamento Marítimo utilizaram botes infláveis para resgatar e transportar as pessoas ilhadas que não conseguiram deixar suas residências. Os efetivos também realizaram a distribuição de 1,4 mil litros de água potável para as famílias necessitadas.
Desde a última quarta-feira (6) a cidade tem sido atingida por fortes chuvas e Ubatuba registrou um volume de 347 milímetros (mm) de chuva, de quarta para quinta-feira (7), o que ocasionou diversos danos materiais e ambientais.
Além disso, foram registrados deslizamentos de terras na rodovia Oswaldo Cruz e quedas de árvores na estrada do Monte Valério, conforme informações da Defesa Civil. A rodovia dos Tamoios, área da chamada Serra Antiga, continua interditada segundo a concessionária, devido ao volume de chuva.
Previsão para este final de semana
Segundo a Defesa Civil de SP, este sábado (9) será marcado pela variação de nebulosidade e aumento de temperatura, na região de Ubatuba-SP.
Com isso, há possibilidade para pancadas de chuva fortes, seguidas por raios e vento. Até o momento, não existe previsão de risco para acumulados expressivos, mas como o solo se encontra encharcado, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, afirmou o órgão.
A previsão para este domingo (10) é de um dia típico de verão, ou seja, as temperaturas sobem no decorrer das horas e no período da tarde, a soma do calor com a umidade do oceano cria condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento.
Na segunda-feira (11), o tempo fica mais estável, sem risco para precipitações, porém como o solo ainda estará encharcado, recomenda-se ainda atenção em áreas mais vulneráveis, pois ainda haverá risco para transtornos.