Decreto impõe novas medidas restritivas em Itatiaia, cidade turística no RJ
A partir de sábado (26) restaurantes e bares devem fechar e o turismo nas áreas naturais também fica restrito
A cidade de Itatiaia no Rio de Janeiro tem novas regras para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Entrou em vigor neste sábado (26) um decreto com mudanças que afetam o setor de turismo. As ocorrências de superlotação e aglomeração aumentaram gradativamente no mês de dezembro na cidade e por isso medidas mais enérgicas.
De acordo com o dispositivo, publicado no boletim oficial do município, fica estipulado a partir deste sábado (26) o encerramento das atividades dos estabelecimentos destinados a prestação de serviço de alimentação, comidas restaurantes, bares, pubs, boates e similares.
Leia também:
Bolsonaro: ‘Entre eu e a vacina tem a Anvisa, que alguns não querem respeitar’
Japão proíbe entrada de estrangeiros até o fim de janeiro devido à Covid-19
Cientistas britânicos testam medicamento para prevenir infecção por coronavírus
A entrada de excursões em Penedo e nas demais regiões de Itatiaia, mesmo acompanhadas por guias credenciados ou não também está proibida, ficando a Guarda Municipal autorizada a impedir a entrada do grupo mesmo estando em carros de passeio.
As demais regras, definidas em decretos anteriores, ficam mantidas, como a entrada de pessoas no portal das regiões turísticas mediante comprovação das reservas em hotéis, pousadas ou restaurantes (previamente solicitadas), exceto para os moradores de Itatiaia e Resende, desde que a residência nos municípios seja atestada. Em Penedo, a entrada deles se dará pelo Jardim Martinelli.
Destaques do CNN Brasil Business:
Mulher Maravilha x Soul: a maior guerra de bilheteria de 2020 está no streaming
Veja quem fez fortuna e entrou para o ranking de bilionários em 2020
Bagagem de mão em voo: veja limites de tamanho e peso e quanto custa despachar
Conforme decretos anteriores, também ficam mantidas a obrigatoriedade de atendimento nos estabelecimentos com capacidade reduzida e o uso obrigatório de máscaras. O trabalho de fiscalização nas barreiras sanitárias continuará por tempo indeterminado, como forma preventiva e restritiva.
Desde o início da pandemia, Itatiaia teve 15 mortes e 546 casos confirmados de Covid-19.