Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Decisão sobre antecipação de feriados no Rio de Janeiro pode sair neste domingo

    Em reunião realizada na noite deste sábado (20), lockdown no estado foi descartado

    Governador Cláudio Castro se reunirá com os prefeitos Eduardo Paes e Axel Grael neste domingo (21)
    Governador Cláudio Castro se reunirá com os prefeitos Eduardo Paes e Axel Grael neste domingo (21) Foto: Governo do Rio de Janeiro/Divulgação

    Fernando Molica, Thayana Araujo e Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro 

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), discutiu, em uma reunião no Palácio Laranjeiras na noite deste sábado (20), a criação de um feriado prolongado, de 26 de março a 4 de abril, para tentar reduzir a circulação de pessoas nas ruas com a possível antecipação de feriados de abril. 

    Participaram da reunião integrantes do setor produtivo do estado e deputados. Para conter as aglomerações, o governador determinou o reforço da força-tarefa de fiscalização do Corpo de Bombeiros, em conjunto com as prefeituras municipais, para acabar com a realização de festas clandestinas.

    O diálogo foi aberto. A CNN apurou que os representantes do setor produtivo estavam de acordo com grande parte das ideias discutidas e aliviados com o descarte de um lockdown nesse primeiro momento no Rio de Janeiro. 

    A ideia é, junto com as prefeituras, adotar, com base em dados técnicos e científicos da Secretaria de Estado de Saúde, ações em conjunto contra o avanço da Covid-19 em todo o território fluminense. 

    Nova reunião

    Na manhã deste domingo (21), Cláudio Castro se reúne novamente com os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), e de Niterói, Axel Grael (PDT), no Palácio das Laranjeiras, na zona sul da capital fluminense, para finalizar o documento com as medidas restritivas a serem adotadas já na próxima semana.

    “Toda decisão deve ser discutida e tomada diante das realidades dos mais diversos setores. Precisamos ouvir todas as necessidades e aflições do setor produtivo. A preocupação aqui é principalmente com a vida das pessoas, mas temos que preservar o emprego, dialogar e garantir o equilíbrio da sociedade. É fundamental analisar os dados diariamente para tomarmos as decisões corretas para cada momento da pandemia. E é isso que estou fazendo. Tudo com base em dados técnicos”, disse o governador do Rio de Janeiro.

    Novos lotes de vacina

    Durante a reunião, Cláudio Castro anunciou também a distribuição do maior lote de vacinas contra a Covid-19 enviado até agora para os 92 municípios do estado. 

    Nesta segunda-feira (22), serão enviadas 759.100 doses, sendo 618.200 de Coronavac para a primeira vacinação e 130.900 para a segunda. Também serão entregues 10 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca para aplicação da primeira dose em 26 cidades que possuem comunidades quilombolas.

    As vacinas foram entregues neste sábado (20) pelo Ministério da Saúde. Ao todo, desde o início da campanha, o Estado do Rio de Janeiro recebeu 2.716.120 doses, sendo 2.325.120 da Coronavac e 391 mil da Oxford/Astrazeneca.

    Participaram da reunião deste sábado (20), além do governador, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário de Governo, André Lazaroni; o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior; a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Ângela Costa; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Paulo Michel; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Pedro Hermeto; o presidente da Associação dos Supermercados do Rio, Pedro Paulo; o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho; os deputados federais Dr. Luizinho e Hugo Leal, os deputados estaduais Marcio Pacheco (líder do governo), Rodrigo Amorim e Léo Vieira, além de representantes de Firjan, Supervia,  Fetranspor, Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio, Associação de Empresas de Eventos, Apresenta Rio e Multiplan.