Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Decisão da Corte Internacional sobre guerra, projeção do PIB e mais de 17 de março

    Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

    Fabrizio Neitzkeda CNN , Em São Paulo

    A determinação do fim das operações militares da Rússia na Ucrânia pela Corte Internacional de Justiça e o corte da projeção de crescimento do PIB para 2022 estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 17 de março.

    Decisão da Corte

    A Corte Internacional de Justiça em Haia, na Holanda, determinou o fim das operações militares russas na Ucrânia. O principal braço judicial da Organização das Nações Unidas (ONU), a Corte julgava uma apelação da Ucrânia contra alegações russas de que haveria um genocídio nas regiões separatistas ucranianas, reconhecidas como independentes pelo governo de Vladimir Putin.

    “Criminoso de guerra”

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ser um “criminoso de guerra”. O porta-voz do Kremlin respondeu à classificação da Casa Branca afirmando ser uma retórica “inaceitável e imperdoável”, de acordo com a principal agência de notícias da Rússia, a Tass.

    Reforma ministerial

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve definir nesta quinta-feira (17) como será a saída de ministros que vão concorrer às eleições deste ano. Entre as possibilidades estão um anúncio único ou diversos anúncios de maneira gradual. Além disso, Bolsonaro também deve discutir os nomes dos substitutos para as pastas no governo.

    Projeção do PIB

    A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 deve ser cortada pelo Ministério da Economia. Membros da equipe econômica disseram à CNN que a alta será de 1,5% e não de 2,1%, como originalmente previsto.

    Grupo para vacinação

    O Ministério da Saúde decidiu excluir crianças menores de 5 anos do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no dia 4 de abril. Questionado pela CNN sobre o motivo da decisão, a pasta não respondeu sobre os critérios para a nova estratégia.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

    Tópicos