Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dados sobre racismo são insuficientes, diz Fórum Brasileiro de Segurança Pública

    O levantamento do 14º Anuário de Segurança Pública foi divulgado nesta semana

    Leandro Resendeda CNN

    Os dados do anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta semana, trazem um panorama insuficiente sobre o racismo no Brasil. A avaliação é do próprio fórum.

    Há um trecho com dados sobre injúria racial e racismo no Brasil. Em 2019, houve aumento de 23,4% nos casos de injúria racial em relação a 2018. Foram 11.467 ao todo. Já no crime de racismo, houve queda de 14% (de 1.429 registros para 1.265).

    Leia e assista também:

    ‘Polícia brasileira atua a partir de viés preconceituoso e racista’, diz Anistia

    ‘Foi inesperado e é muito revoltante’, diz vítima de racismo em banco na Paraíba

    Conexão CNN: mortes violentas aumentaram mesmo durante quarentena

    De acordo com o próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados são insuficientes por retratarem o “abismo entre a constatação da existência e do aprofundamento do problema do racismo no Brasil e os registros das categorias criminais”.

    Para o pesquisador Dennis Pacheco, do Fórum, a resposta para esse baixo registro de ocorrências tem duas razões. Primeiro, é dificil de registrar. E segundo: não há uma resposta da Justiça: são raros os casos em que os agressores, ou seja, aqueles que cometem crimes raciais chegam a responder judicialmente. Chama atenção, ainda, o fato de que 9 das 27 unidades da federação brasileiras não produzem dados sobre injúria racial.

     

    Tópicos