Crimes contra idosos: Polícia faz operação após aumento de 71% nas denúncias
Operação Vetus é deflagrada para cumprir 765 medidas protetivas e 147 mandados pelo Brasil
A Polícia Civil dos 26 estados e do Distrito Federal deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Vetus. Desde o dia 1° de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, foram apuradas 10.802 denúncias, com atendimento a 11.755 vítimas e prisão de 449 agressores, em mais de 1.410 municípios em todo o Brasil. Apenas nesta sexta, estão sendo cumpridas 765 medidas protetivas e 147 mandados.
A operação é inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, tendo em vista o aumento de denúncias de crimes de violência física, moral e patrimonial registrados durante o período da pandemia, por meio do Disque 100.
Leia também:
Veterano da 2ª Guerra vence Covid-19 e comemora aniversário de 104 anos em casa
Mulher de 102 anos sobreviveu à gripe de 1918 e duas vezes ao coronavírus
Em 2019, de janeiro a setembro, foram registradas 36.181 denúncias. No mesmo período de 2020, foram 62.109, um aumento de mais de 71%. Em abril, o aumento de denúncias de violações contra os direitos humanos foi de 53% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, participou da coletiva de forma remota, pois se recupera da Covid 19. Ele destacou que a operação envolve cerca de 10 mil policiais de todo o Brasil e considerou que essa é uma das operações mais complexas já deflagradas.
“É um segmento da sociedade que muitas vezes se via esquecido pelo estado e vai viabilizar uma série de políticas de públicas”, afirmou o ministro.
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, destacou que “não tem como não chorar diante das imagens da operação hoje”.
“Os inquéritos que surgiram terão muitos desdobramentos. As ações não acabam aqui. A todos os idosos do Brasil que estão vivendo um ciclo de violência, vocês não estão sozinhos. Denunciem! Temos WhatsApp, disque 100, nos procure. O recado para os agressores está dado: acabou pra vocês”, ressaltou a ministra.
A ministra ainda anunciou que no próximo dia 10 de dezembro será anunciada uma política nacional de proteção aos idosos e adiantou alguns pontos: será feita uma revisão da legislação brasileira com agravamento de penas para crimes cometidos contra idosos e serão anunciadas novas políticas públicas para proteção dos idosos nos municípios.
Atualmente, a pena para quem comete crime contra idosos varia de dois meses e um ano de reclusão, mais multa.