Criação da CPI da Covid-19, auxílio emergencial e mais de 9 de abril
5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A reação do presidente Jair Bolsonaro à criação da CPI da Covid-19, a manifestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a determinação do Supremo e o auxílio emergencial para nascidos em fevereiros estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 9 de abril de 2021.
CPI da Covid-19
Em entrevista à CNN, o presidente Jair Bolsonaro criticou a criação da CPI da Covid-19 e disse que não há dúvida de que há interferência do Supremo em todos os Poderes. Ontem, o ministro do STF Luis Roberto Barroso determinou que o Senado abra investigação sobre a responsabilidade do governo federal na pandemia.
Pacheco reage
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que vai acatar a decisão do Supremo, mas que não é o momento de uma CPI. Ele afirmou que teme que a investigação se transforme num palanque político para a eleição presidencial do ano que vem.
Orçamento 2021
A presidência do Tribunal de Contas da União determinou a abertura de um processo específico para apurar se houve irregularidades na elaboração do Orçamento de 2021. A apuração ficará a cargo do ministro encarregado de fiscalizar as contas do presidente da república neste ano, Aroldo Cedraz.
Sputnik V
O governo do Maranhão protocolou no Supremo Tribunal Federal o pedido para que a Anvisa seja obrigada a emitir autorização de uso emergencial e libere a importação da vacina Sputnik V. O assunto foi encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski.
Auxílio emergencial
A Caixa Econômica Federal paga hoje a primeira parcela do auxílio emergencial para nascidos em fevereiro. Na última terça, o depósito foi realizado para os aniversariantes de janeiro.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br