Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: Defensoria Pública vai ao STF para soltar todos os idosos presos em SP

    Das 221 mil pessoas encarceradas no estado de São Paulo, 3.089 são idosas

    Carolina Figueiredo, da CNN em São Paulo

    A Defensoria Pública de São Paulo entrou, na última sexta-feira (24), com um pedido de habeas corpus coletivo no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o relaxamento ou revogação da prisão de todas as pessoas idosas no estado. Das 221 mil pessoas encarceradas em São Paulo, 3.089 são idosas, diz a Defensoria. 

    O órgão argumenta que os idosos são a faixa etária mais vulnerável ao coronavírus e relembra a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que dispõe sobre medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus nos presídios. O pedido da Defensoria já havia sido negado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

    Leia também:

    Após Queiroz e Geddel, Defensoria pede soltura de presos em grupo de risco

    Toffoli não vê urgência em pedido coletivo de prisão domiciliar por Covid-19

    Morre Nelson Meurer, 1º condenado da Lava Jato e vítima de Covid-19 na prisão

    O habeas corpus pede o imediato relaxamento ou a revogação de todas as prisões preventivas e temporárias decretadas contra pessoas com 60 anos ou mais por decisões de primeira instância, assim como a concessão da saída antecipada para todas as pessoas idosas presas nos regimes fechado e semiaberto. 

    “Se em situações de normalidade da saúde pública, em que se enfrentam doenças já conhecidas, com baixo índice de contágio e com protocolos bem estabelecidos de atuação a situação já se mostra aterradora, com um grande número de mortes pela ausência de garantia do direito à saúde dentro das unidades prisionais, a perspectiva diante da pandemia do coronavírus é ainda mais preocupante”, diz a Defensoria no pedido. 

    Tópicos