Correspondente Médico: Poeira pode provocar resposta inflamatória aguda
O neurocirurgião Fernando Gomes explica as consequências do desabamento de um prédio na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio
Na edição desta quinta-feira (3) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou as consequências para a saúde dos moradores do desabamento de um prédio na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que aconteceu na madrugada de hoje.
À CNN Leandro Monteiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, afirmou que não há mais risco de incêndio, mas que há muita poeira no local, pois os bombeiros estão cortando lajes, ferros e movimentando a estrutura da edificação em busca de vítimas. De acordo com o neurocirurgião, essa poeira pode oferecer risco para as pessoas que estão por perto.
“O ar inalado vai trazer para o aparelho respiratório elementos que podem provocar uma resposta inflamatória aguda e com isso dificultar a hematose, a troca de gases, pois ele [o ar] não está enriquecido com oxigênio, que é um componente químico necessário para a manutenção da vida. Então, conforme vai acontecendo o resgate, o que ajuda as vítimas é que elas fiquem em um lugar onde haja uma menor exposição para esse tipo de ambiente atmosférico”, explicou Fernando Gomes.