Coronavírus: mais de 5.000 brasileiros continuam retidos no exterior
Outros 10.100 já foram resgatados com apoio da ANAC e dos Ministérios do Turismo e Relações Exteriores
De acordo com o Itamaraty, 5.500 brasileiros ainda aguardam para ser repatriados nesta quinta-feira (2). Eles enfrentam dificuldades para retornar ao país após diversas nações fecharem suas fronteiras como medida para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Esses cidadãos estão espalhados por 86 países em todos os continentes, diz o ministério. No entanto, o órgão avisa que o total é atualizado com frequência. “Não apenas pelo repatriamento de brasileiros, mas também pela incorporação de novos pedidos de auxílio, a evolução da situação de deslocamento interno, cancelamento de voos, continuidade da abertura de espaço aéreo, dentre outras razões”, avisa.
Leia também:
Com fronteiras fechadas, grupo fica ilhado em ponte entre Brasil e Argentina
Mercosul trabalhará para repatriar cidadãos detidos por causa do coronavírus
Outros 10.100 cidadãos já foram trazidos de volta com o apoio da pasta, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Ministério do Turismo. O Itamaraty anunciou nas redes sociais o resgate de 300 brasileiros na África do Sul, 145 na Bélgica, 13 na Holanda e 15 na Índia. Uma ação para repatriar 750 brasileiros na Bolívia está prevista para acontecer entre esta quinta e sexta (3).
Desde o dia 23 de março, a entrada de passageiros estrangeiros de voos vindos de onze países e da União Europeia está restrita. A medida é válida até 22 de abril.
Com informações da Agência Brasil