Cor vermelha volta a fazer parte da fachada do Masp; veja imagens
Segundo a administração do museu, uma equipe de coloristas alcançou o padrão da cor original e batizou a tonalidade como "Vermelho Masp"
Depois de aproximadamente dois meses, a cor vermelha está voltando a fazer parte da fachada do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). O icônico prédio do museu, localizado na avenida Paulista, está passando por obras de revitalização desde 2015.
Em abril, os quatro grandes pilares localizados na parte externa do edifício tiveram a cor vermelha removida. Durante esse período, as pilastras ficaram cinzas. Na época, a administração do museu afirmou que a mudança seria apenas temporária e que o vermelho voltaria em breve à fachada. Também em abril, o vão livre foi fechado por causa das obras, mas o museu segue em funcionamento.
Nesta segunda-feira (10), uma das quatro pilastras já estava totalmente pintada de vermelho. As outras três ainda estão cinzas e cobertas por uma tela protetora.
O processo de repintura começou na última quinta-feira e é patrocinado por uma fabricante de tintas. Segundo a administração do museu, uma equipe de coloristas alcançou o padrão da cor original e batizou a tonalidade como “Vermelho Masp”.
“Esta intervenção começou com a retirada das inúmeras camadas de tinta sobrepostas e o tratamento do concreto. Para a pintura, utilizaremos um sistema que deve contribuir para a preservação da estrutura. A cor escolhida é a mesma da pintura original, criada em 1990 especialmente para o Masp”, diz a gerente de Projetos e Arquitetura do museu, Miriam Elwing.
Segundo a administração do Masp, a obra atual é o “maior projeto de preservação já realizado” no edifício do museu.
Expansão
Além da obra de restauração, está sendo construído um novo prédio, ao lado do edifício-sede, que deve aumentar em 66% a capacidade expositiva do museu. O novo prédio terá 14 andares e também terá restaurante, bilheteria, loja, salas de aula e laboratório de restauro.
Está sendo construída uma passagem subterrânea que fará a ligação entre os dois prédios.